Notícias

ENCONTRO NACIONAL DA RSB-SOCIAL NO POLO BH – 2019

22 e 23 de agosto

ENCONTRO NACIONAL DA RSB-SOCIAL NO POLO BH – 2019

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, reuniram gestores, técnicos e educadores das Unidades Educativas de Ação Social das Inspetorias Madre Mazzarello, Nossa Senhora da Penha e São João Bosco para participar do ENAS POLO BH. O encontro foi realizado na Casa de Retiro Cenáculo e contou com a assessoria da Ir. Sílvia Aparecida da Silva/ Diretora Executiva, Pe. Agnaldo Soares Lima e Rosemeire Gomes, formadores da RSB-SOCIAL.

Para participar deste momento de formação da Rede, estavam presentes os representantes das Obras Sociais da IMM: Centro de Acolhida Chiara Palazzoli/Contagem, Fundação Menino Jesus/Ponte Nova, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora/Ouro Preto, Oratório Diário Madre Madalena Morano/Barbacena, Obra Promocional Salesiana/Minas Novas, Centro Juvenil Padre Giovanni Pini/Aparecida de Goiânia. A todos/as, obrigada pela presença, pela contribuição nas partilhas e pela linda missão que realizam!

No primeiro dia foram trabalhados elementos de integração e articulação da Ação em Rede, a partir do território, respeitando as particularidades dos projetos desenvolvidos em cada obra. Perspectivas a partir do Compromisso da RSB-Social:  Construção de competências das novas gerações para a vida.

No segundo dia baseado na prática do cotidiano, foi vislumbrado um modelo de gestão para a sustentabilidade carismática.

Os temas trabalhados a partir da vivência das Obras contribuíram para que todos os participantes ampliassem o olhar e enxergassem a realidade com o crivo das possibilidades. Foi um encontro participativo que ocorreu em clima de alegria, entusiasmo, profissionalismo e busca. Apesar dos desafios encontrados no cotidiano era perceptível em cada partilha, em cada gesto, nas experiências positivas e nas inquietações que as Obras Salesianas são testemunhas de profetismo, pois apesar dos desafios continuam firmes na luta pela garantia de direitos, acreditando na educação social e “atentas ao que o tempo exige e o Espírito inspira”. (DB)

 

 

 

 

ENCONTRO NACIONAL DA RSB-SOCIAL NO POLO BH – 2019 (129 Fotos)