Notícias

PROJETO MERCADO DE TRABALHO - Chiara

O projeto teve início em abril deste ano

PROJETO MERCADO DE TRABALHO

No mês de abril, iniciamos um processo de preparação dos educandos da turma da Amizade (tarde) para inserção no mercado de trabalho, dentro da oficina Enter@ção na era digital com a educadora Raquel.

De início, foram trabalhados com os educandos textos sobre o tema e sua importância. Os educandos foram orientados sobre sites e programas confiáveis que ofereçam vagas de menor aprendiz como: Cesam-MG, Rede cidadã, Espro, Cruz Vermelha dentre outros.

Fizeram a experiência do preenchimento de formulários para concorrer às vagas em cada site com a orientação da educadora, sobre cada campo a ser preenchido. Realizaram pesquisas na internet sobre o tema e assistiram a alguns vídeos sobre como se portar em uma entrevista de emprego.
As discussões e orientações sobre o tema percorreram os meses de abril, maio e junho, a culminância do projeto aconteceu no dia 16 de agosto onde foi realizada uma simulação de um processo seletivo.

Este momento foi preparado pela estudante de Psicologia Vitória e pela Pedagoga Kênia, os educandos foram convidados a vivenciar e experienciar todas as etapas de um processo seletivo para uma vaga fictícia de menor aprendiz.
Em um primeiro momento preencheram a um formulário com dados pessoais, escolares e fizeram uma redação dissertativa.
Para em seguida, participar de dois momentos de avaliação, uma dinâmica em grupo e entrevista individual.

Ao final de todo o processo os educandos receberam um feedback em grupo sobre os acertos e pontos a melhorar de todo o processo seletivo.

O feedback contou com a presença da educadora Raquel que conduziu este e o projeto das demais educadoras Kênia e Vitória que realizaram a simulação do processo seletivo.

Depoimentos:

Vejo que o projeto foi extremamente válido e significativo para os educandos. O envolvimento em cada etapa, o interesse e a disponibilidade de cada um deles demonstrou o quanto foi significativo todo o processo. O aprendizado adquirido será relevante em todos os processos seletivos que estão por vir na vida desses jovens.
Parabenizo todos os envolvidos no projeto!
Kênia Carvalho

O projeto teve muito a minha admiração. Dar acesso à informação sobre Mercado de trabalho para esses adolescentes foi uma iniciativa fantástica. Percebi o envolvimento de cada educando, o esforço e os relatos carregados de sonhos e projetos, sem dúvida isso ficará marcado na vida de cada um deles e fará uma diferença enorme.
Vitória de Souza.

 

PROJETO MERCADO DE TRABALHO - Chiara (23 Fotos)