Notícias

PRÊMIO CARLO MARCHINI 2021

No dia 23 de outubro de 2021 em Brescia (Itália) é atribuído o Prêmio Carlo Marchini 2021 a uma Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria brasileira "Madre Mazzarello" (BMM).

PRÊMIO CARLO MARCHINI 2021

Brescia (Itália).  No dia 23 de outubro de 2021, em Brescia, Lombardia, a Associação Carlo Marchini Onlus, dedicada ao apoio à infância no Brasil, entregará o Prêmio Carlo Marchini, instituído em 2019 em favor dos missionários brasileiros próximos à Família Salesiana, “em reconhecimento pela preciosa obra por eles realizada, que testemunha o empenho da Igreja na promoção dos mais pobres”.

O reconhecimento irá para Ir. Jane Maria da Silva, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria brasileira Madre Mazzarello (BMM), Diretora do Oratório Diário Madre Madalena Morano em Barbacena, Minas Gerais.  No centro da ação pastoral de Irmã Jane estão meninos/as, sua formação e a formação dos educadores, com a profunda convicção de que o pleno desenvolvimento de cada criança e jovem realiza-se graças à presença simultânea da família de origem e de uma comunidade social e espiritual acolhedora.

 

A missão de Irmã Jane

O Oratório Madre Madalena Morano foi fundado pelas Filhas de Maria Auxiliadora em 24 de janeiro de 1994, com o objetivo de assistir crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Todos os projetos, ações e atividades visam contribuir a um crescimento integral de crianças e adolescentes, para que construam vínculos capazes de desenvolver autonomia e protagonismo, e tenham perspectivas de vida empenhada na sociedade, desenvolvendo a capacidade de contribuir à sua transformação.

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, são atendidos 180 crianças e adolescentes – dos 6 aos 14 anos – com as respectivas famílias, cerca de 150. Ser participantes de sua vida e de suas famílias permite às FMA, aos educadores/as e aos voluntários acompanhá-los nas suas reais necessidades e promovê-los, para que fortaleçam o sentido de pertença à comunidade e à sociedade.

Um dos desafios do trabalho no Oratório é despertar nas jovens gerações a capacidade de sonhar, para alargar o olhar, perceber outras realidades possíveis e empenhar-se para atingir os próprios objetivos.

O Projeto Socioeducativo Pastoral realizado visa ajudar os meninos/as a se abrirem ao transcendente e à experiência dos valores humanos e cristãos, prevenindo os eventos de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

A missão do Oratório Diário Madre Madalena Morano, inserido na Rede Salesiana de Obras Sociais do Brasil, é realizada com a contribuição de parceiros, entre os quais a Associação Carlo Marchini, para caminhar junto às crianças e adolescentes segundo a pedagogia salesiana do Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, para construir uma sociedade mais humana e fraterna, justa e solidária.

 

Fonte: https://www.cgfmanet.org/pt-pt/infosfera-pt-pt/premio-carlo-marchini-2021/