JEITO SALESIANO DE EDUCAR

O trabalho de uma Escola em Pastoral é aberto ao contexto intercultural e inter-religioso à luz do Sistema Preventivo, que capacita o educador a ser um mediador do amor proveniente de Deus contribuindo para que haja um ambiente agradável e privilegiado, com apresentação de referenciais significativos para a construção da identidade individual e da sociedade, promovendo a vida, o protagonismo da criança, do adolescente e do jovem, educando para a cidadania.

A vivência do carisma salesiano potencializa a missão educativa por meio de um trabalho colaborativo, que visa ao crescimento integral da pessoa, proporciona experiência salvífica de Jesus Cristo e orienta para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida, sobre a história e vocação. Por isso, uma Escola Salesiana prioriza a formação integral e contínua dos educandos, pais e educadores.

A Equipe de Pastoral tem por propósito articular todos os segmentos da Comunidade Educativa, garantindo a sua unidade, apoiando-se na Palavra de Deus e favorecendo um verdadeiro encontro com Ele, e ainda despertando para o compromisso social, a consciência ecológica e o exercício de uma cidadania ativa e responsável. Tudo isso mediante um acompanhamento sistematizado para que todos possam acolher a vida, criando assim, na escola, uma cultura vocacional, em que valores humanos e cristãos possam ser vivenciados diariamente.

Assim, em sintonia com as Diretrizes da Igreja, da Inspetoria Madre Mazzarello e com a proposta Educativa da Rede Salesiana será promovida com toda a comunidade educativa um trabalho de pastoral em ação, de maneira participativa, solidária, fraterna, cristã e em espírito de comunhão.