Pastoral Juvenil Salesiana
A Pastoral Escolar é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Nesta ambiência a missão salesiana privilegia a educação de crianças e jovens mais empobrecidos, promovendo a vida e educando para a cidadania.
A vivência do carisma salesiano, que fundamenta as práticas pedagógico-pastorais da escola, potencializa a missão educativa, visando ao crescimento integral da pessoa, proporcionando a experiência do encontro com Jesus Cristo e orientando para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.
No atual contexto mundial, de uma sociedade pós-moderna, globalizada, intercultural, inter-religiosa e midiática, com seus diversos valores e suas influências sobre nossos destinatários, é necessário potencializar a qualidade evangélica do processo educativo, caminhando em sintonia com a Igreja e procurando responder às interpelações à luz do Sistema Preventivo.
O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.
Razão: O jovem se educa e se evangeliza a partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar de acordo com através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.
Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.
Amorevolezza: Na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora, “ foi Ela quem tudo fez” (Dom Bosco)
Maria, nossa Mãe e Mãe de Jesus, o Bom Pastor, guiou, protegeu e foi a grande inspiradora de Dom Bosco e Madre Mazzarello, e com certeza, é Ela que ainda orienta a todos nós educadores salesianos, mantendo “vivo” o carisma salesiano em nossa unidade educativa.